Uma empresa que fabrica aviões tem como atividade-fim a pesquisa, aquisição de matéria-prima, construção e venda de aviões. Já as atividades-meio são a gestão de recursos humanos, a infraestrutura de informática, a contabilidade, a limpeza, etc.
A administração pública tem como atividade-fim o provimento de serviços públicos (segurança, justiça, saúde, educação). E as atividades-meio são a receita, a controladoria, a estatística, etc.
E na nossa vida, quais as atividades-fim e as atividades-meio? Será que comer, cursar faculdade, trabalhar, praticar exercícios, cuidar da saúde, descansar, dormir, educar os filhos, ajudar as pessoas carentes, fazer compras, aprender idiomas, são todas atividades-meio? E nesse caso, quais seriam as grandes atividades-fim, objetivos principais da nossa vida para os quais fazemos todas atividades-meio?
Para o hedonista, atividade-fim é comer e beber com prazer, divertir-se com outras pessoas - e atividades-meio são trabalhar, cuidar da saúde, estudar.
Para o altruísta, atividade-fim é ajudar os outros - e atividades-meio são todas as outras.
Para quem encontra total satisfação na resolução de problemas (da matemática, computação, de engenharia, de gestão empresarial, etc.), a atividade-fim é trabalhar - e atividade-meio são todas as outras.
Para o espiritualista (no sentido geral), tudo isso é atividade-meio, e atividade-fim é dedicar-se a algo imaterial.
Para o existencialista, cada um deve perceber que não tem atividade-fim definida, e deve eleger a sua.
Para o absurdista, a atividade-fim é tomar consciência de que tudo é atividade meio.
Para o niilista, não existe atividade fim, e tudo é atividade meio.