domingo, 20 de agosto de 2017

Aposta de Pascal - visão alternativa

Queremos evoluir alguma imperfeição em nosso comportamento automático. Por exemplo, muito nos incomoda um estado agudo de irritabilidade que brota após a provocação de alguém.

Se analisamos a questão pelo ângulo da continuidade da vida após a morte, podemos nos conformar em fazer pequenas correções neste comportamento a cada ocasião, visando atingir um estado de tranquilidade no futuro distante. Afinal, é bem mais comum idosos se mostrarem sábios e impassíveis diante da ansiedade de curto prazo manifestada pelos jovens nos acontecimentos cotidianos.

Mas se pensarmos numa existência finita, durando menos que um século, torna-se urgente nos apressarmos para alcançar a habilidade da paciência. Afinal, uma pequena irritação pode nos fazer perder um dia ou dois de tranquilidade, que são preciosos diante do nosso tempo restante.

Assim, em alguns aspectos parece que vale a pena nos comportarmos de forma oposta à conclusão do post mais antigo sobre a Aposta de Pascal: considerar a vida como passageira nos impulsiona a buscar melhorias sem perdas de tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário