domingo, 1 de abril de 2012

Entretenimento = Distrações = Obstáculo a Desviar

por Alberto Ronconi


Este blog é repetitivo às vezes. Assim como o excelente Study Hacks foca bastante na "prática deliberada" e o inspirador zenhabits insiste nos hábitos saudáveis, aqui nós falamos bastante sobre evitar distrações.

Um livro que tenta trazer o estoicismo para o presente mostra que já se tentava evitar distrações há 2000 anos atrás. Outra postagem muito interessante em um blog sobre vida simples mostra como o entretenimento é nocivo.

Essas ideias se assemelham a algumas que apresentamos aqui com frequência.

Mas o que é esse entretenimento, tão pernicioso para o aprimoramento da vida? Podem ser os hobbies, os passatempos que se leva a sério. Mas também pode ser a busca aleatória por pequenas doses de diversão, como assistir a um programa de comédia, ou ficar completamente bêbado com os amigos para rir da situação deles. Pode ser ler infinitamente romances parecidos e previsíveis, ou então uma dedicação incansável ao noticiário. São coisas que viciam, e nunca nos satisfazem completamente (um seriado costuma terminar em clima de suspense, para fazer o gancho com a próxima temporada). E além de viciar nos impedem de fazer uma programação sistemática de como utilizar bem nosso tempo.

Tudo isso nos desvia do nosso verdadeiro objetivo. Não sei exatamente qual é ele, mas não penso que seja perder tempo em coisas que nós mesmos não achamos importantes, e com as quais de certa forma sabemos que não estamos aproveitando a vida de forma útil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário