domingo, 1 de julho de 2012

O que será do homem sem desafios?

No passado. Fazer expedições selva adentro em busca de mantimentos, que durariam no máximo poucas semanas. Trabalhar de sol a sol na lavoura, para levar uma vida no limiar da inanição. Colocar a coragem à prova em aventuras pelo mar misterioso. Viajar longas distâncias em condições precárias, sempre se deparando com o desconhecido. Em laboratórios bagunçados, desenvolver a engenharia básica, resultando em importante progresso material à humanidade.

Hoje. Ingressar no setor público e desenvolver trabalho burocrático, na certeza da segurança financeira até o final da vida. Encontrar no supermercado da esquina alimentos de fácil preparo e preço acessível. Realizar qualquer sonho de consumo com um clique na internet. Deixar as profissões de risco para trabalhadores altamente especializados ou robôs. Se nenhuma iniciativa individual for bem sucedida, contar com a rede de proteção estatal.

O desafio humano do século XXI é reduzir custos e cumprir metas corporativas.

A aventura ficou relegada ao simulacro dos esportes radicais. A participação é desnecessária e voluntária, o que tira boa parte do mérito do sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário