sábado, 19 de maio de 2012

A maioria é agnóstica

Poucos são os que se dizem agnósticos. Mas, segundo uma das acepções do termo, agnosticismo é a visão de que a existência ou não de divindades e realidades metafísicas é incognoscível. Ou seja, para a ciência que os humanos conseguem desenvolver seria impossível conhecer Deus e o mundo espiritual.

É exatamente isso que a maioria das religiões prega. Algumas dizem que fenômenos relativos a Deus são um mistério. Outros falam que questionar é pecado. E praticamente todos afirmam que a comprovação do mundo extrafísico é totalmente baseada na fé - só ela tem o poder de nos revelar e fazer sentir a verdade, que não é acessível aos instrumentos terrenos.

Mas esta fé não é aceita pelo método científico como prova. É uma questão individual, cada um deve experimentá-la sozinho. Mas por ser algo difícil de comunicar, fica difícil sabermos se estamos tendo fé corretamente - se não estamos deixando de descobrir coisas maravilhosas por ter pouca fé ou se não estamos indo para o mundo da imaginação por ter fé demais.

Por isso, quando as religiões afastam o reino dos céus das comprovações humanas, acabam passando para os fiéis uma visão agnóstica, segundo a qual jamais se saberá exatamente como o mundo realmente é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário