segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

É possível viver a liberdade total

por Alberto Ronconi


Às vezes parece impossível nos sentirmos livres num sentido absoluto, pois dependemos de inúmeras circunstâncias do mundo físico, que parecem incontroláveis e imprevisíveis.

Como posso fazer totalmente aquilo que eu gostaria, se no futuro uma doença pode me acometer, ou uma imprevisível dificuldade que me tome o tempo pode surgir a qualquer momento? Ou um infortúnio que faça a maneira como interajo com o mundo mudar drasticamente?

Como posso me dedicar a um projeto de longo prazo, sabendo que pode ser impossível concluí-lo? Pior ainda, como posso simplesmente aproveitar o dia de maneira totalmente despreocupada, se ao mesmo tempo podem estar acontecendo fatos longe de mim que mudarão minha vida bruscamente?

Há uma possível resposta para isso, que se apoia na lógica e no bom senso, mas precisa de uma segura compreensão para ser psicologicamente viável.

A proposta é supor que nada acontecerá. Durante aquele momento ter a percepção de que só ele existe, de que ele acontece de forma isolada do mundo como um todo. A possibilidade de prolemas continua existindo, mas está fora dos domínios do momento vivido, o qual acaba por adquirir uma dimensão muito maior.

A suposição de que nada vai ocorrer estará correta na maioria das vezes, e com ela as experiências poderão ser vividas na sua plenitude. Depois volta-se para aquele estado mental no qual se tem consciência de que tudo pode acontecer.

Aplicando essa técnica o resultado total acumulado na vida pode ser bem superior se comparado à contínua consciência, potencialmente paralisante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário