quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Outro conceito de super-homem

por Alberto Ronconi


O livro "O Senhor de Sándara" (pág. 221), de González Pecotche, apresenta um método peculiar de modelar o super-homem - conceito popularizado por Nietzsche, mas abordado por vários outros autores, como Dostoiévski. Recomenda o livro que criemos um personagem arquetípico (que poderia ser nós mesmos), para então o induzirmos a realizar gestos virtuosos e sair-se bem das situações em que se coloque. Depois o comparamos conosco mesmo e decidimos se devemos imitá-lo. Fazendo eu esse exercício, o super-homem:

Possui um objetivo geral na vida (como trabalhar pelo crescimento, tanto próprio quanto alheio). Tem também sub-objetivos, um para cada área da vida. Sabe em linhas gerais o que pretende da vida profissional, da cultural, da de relação com os amigos, da familiar.

Ė dotado de uma porção de autoconfiança a priori, ou seja, não sofre do medo do ridículo em relação àquilo que manifesta ou apresenta. Sabe que, se o que fez der errado, não havia mesmo outra maneira, pois aquela era a melhor maneira que podia agir.

Não sofre por antecipação, pois controlado pela sua imaginação viveria sempre as piores situações. Não fica ansioso por rastrear como vai a vida dos outros, temendo encontrar a felicidade e o sucesso que não vê na sua. Pois sabe que uma experiência tem significado diferente para cada um, e preocupa-se em recolher e aprimorar aqueles consonantes consigo próprio.

Consegue perceber o mundo à sua volta de maneira integrada, relacionando situações distantes mas semelhantes, e constantemente usa o que observa do mundo, dos indivíduos e da sociedade como gatilho para ideias criativas e produtivas. A cada fato que vive, relaciona automaticamente com o que já viveu, com o que pensa e com o que pode ser pensado.

Consegue agir prontamente, tempestivamente. Não sofre da paralisia inicial, que muitas vezes torna a ação desnecessariamente tardia e ineficiente.

Está bem consigo mesmo, satisfeito com a intensidade e veracidade de suas atitudes. Percebe que em essência ė a mesma pessoa diante dos diferentes grupos com os quais convive.

Nenhum comentário:

Postar um comentário